Início > fedora, Linux > Trocando o GDM pelo KDM no Fedora 10 e 11

Trocando o GDM pelo KDM no Fedora 10 e 11


Depois de resistir um bocado, resolvi atualizar o meu Fedora. Eu “ainda” utilizava o Fedora 8, principalmente porque me identificava com ele, além de ter um sistema estável e com performance razoável para um PC com 256MB de memória RAM.

Depois que mudei para o Fedora 10, começaram os problemas com a memória e a carga média do sistema que fica muito alta.  No entanto, tirando essa parte que, espero eu, fique resolvida, eu me deparei com algo que também me desmotivava quando pensava em mudar para o Fedora 10: A bendita tela de login do GDM.

Feia pra burro e não existe um gdmsetup de maneira que você possa resolver o problema. Sim, as coisas mudaram e listas na internet apenas ensinam você a trocar a imagem de fundo. Mas verdade seja dita: aquilo está feio!!

Foi aí que pensei: Por que não ir para o KDM? Pois é, foi o que fiz.

Se você quer fazer o mesmo, antes de mais nada, verifique se você tem o KDM instalado no seu sistema:

$ rpm -q kdebase-workspace

Se você utiliza o Fedora 11, o pacote responsável pelo KDM é o kdm. Verifique com o seguinte comando:

$ rpm -q kdm

Caso não tenha, instale com o comando (e aproveite para instalar mais um tema 🙂 ):

# yum install kdebase-workspace fedorawaves-kdm-theme

para o Fedora 10 ou com o comando

# yum install kdm fedorawaves-kdm-theme

para o Fedora 11.

O script /etc/X11/prefdm, executado durante a inicialização do sistema, lê o arquivo /etc/sysconfig/desktop caso ele exista e pega o gerenciador de login que deve ser utilizado. Assim sendo, abra/crie esse arquivo com seu editor de textos preferido e adicione a seguinte linha nele:

DISPLAYMANAGER="KDE"

Sim, apenas isso. Salve o arquivo e da próxima vez que você reiniciar seu PC você dará de cara com uma tela parecida com essa:

Mais bonito dessa maneira. Você também pode user os temas disponíveis indo até o site do KDE-Look e ver alguns novos temas que pode instalar.

P.S.: Como fiquei com preguiça de achar um meio de capturar a tela de login do meu PC, usei as que achei pela net. 🙂

Atualizado em 10/07/2009

Categorias:fedora, Linux Tags:,
  1. 16/02/2009 às 14:57

    Gostei da sua justificativa para utilizar o Fedora! uaheuahuehauea
    Cara, me dou muito bem com o Ubuntu 8.04, e sempre que tenho um problema acho na solução na net. Por ele ter muitos usuários isso é um ponto positivo.
    Um amigo meu, o fl0cker, está querendo migrar para o Fedora, já eu estava pensando em mudar para o Mandriva, mas vou ficar no Ubuntu mesmo por hora.
    Mas o que você, como um usuário do Fedora, pode me dizer dessa distro?
    Ahhh… legal a tela de logon desse post cara, eu curto muito esse lance de personalizar essas coisas. Passo horas no Gnome-look escolhendo e testando temas.
    😀

  2. 16/02/2009 às 15:42

    Então Wallison,

    Minha relação com o Fedora é, como costumo dizer, uma questão de química mesmo… rsrs Desde a primeira vez que rodei o Fedora Core 4 por um live CD gostei dele e sempre quis usar (na época eu não tinha PC, rodei ele na casa de um amigo).

    De qualquer maneira, acho que o Fedora anda sempre muito atualizado em relações aos softwares existentes, possui uma interface muito amigável e tal. A única coisa que invejo no Ubuntu é que me parece que o apt-get é mais rápido que o yum, mas do mais, acho que os dois são iguais, até onde pude notar.

    Existe o easyLife, criado pelo duli, da comunidade Fedora Brasil, que já instala praticamente tudo que você irá precisar no sistema sem ter de se dar ao trabalho de fazer você mesmo, embora eu sempre faça isso na mão.

    Acho que tanto Fedora quanto Ubuntu são distribuições que merecem aquela coisa do “Linux for Human Beings” que costuma vir nos CD’s do Ubuntu. Esses dias atualizei meu Fedora 10 e já tive a surpresa de ver que o Firefox 3.0.6 estava empacotado lá e também o KDE 4.2. Perfect!

    Eu já tentei pensei em mudar de distro algumas vezes. Não por necessidade, mas apenas para conhecer e tudo mais. Quis me tornar masoquista e ir para o Slackware e me matar compilando programas e resolvendo dependências no braço, mas quando me deparo com o Fedora no HD, que teria de ser excluído… desisto na hora! Eu poderia colocar mais de dois SO’s no meu PC (tem o Windows por causa do pessoal na minha família, aquela cambada de pecadores!) , mas acho que meu HD não é grande o suficiente e me tomaria muito tempo administrar 3 sistemas operacionais.

    Resumindo: Eu vou achar sempre uma desculpa para não sair do Fedora! 🙂

    P.S. 1: Eu também já passei horas no Gnome-Look e no KDE-look, mas devido a minha mais completa falta de criatividade em se tratando de apelos visuais, nunca consegui fazer algo mais bonito que o tema padrão do Fedora. Aliás, até hoje acho que o nodoka — o tema padrão — é o mais bonito para o Gnome. Mas um dia eu chego lá! rsrs

    P.S. 2: Já que estou falando disso… considere a possibilidade de você também conhecer o fedora 🙂

  3. 19/02/2009 às 15:33

    Caro Elder,

    Vejo que você realmente é um apaixonado pelo Fedora. Sabe, com você falando assim dá até vontade de fazer um test-drive.
    Sobre o apt-get (adoro ele!), sim, ele realmente é mais rápido. Utilizei o yum em alguns servidores CentOS, percebi que é mais lento, mas a diferença é pouca.

    Sobre utilizar muitos sistemas operacionais em um único computador, bom, já fui de fazer isso. Cara, não dá certo. SO é pro cara abraçar e fazer tudo com ele mesmo, nada de recorrer a outro para algumas tarefas. Tem gente que tem muitas máquinas em casa e curtem fazer isso. Eu mesmo nem quero saber.
    Deixei de jogar altos jogos, abri mão disso quando migrei para o Linux… sabe… nem sinto falta. Tem neguinho que curte até fazer dual boot com o Windows pra ficar jogando. Ahhh… quer jogar? Compra um Play3 (Eu estou de emuador de play1, ePSXe).

    Pelas imagens e comentários que vejo sobre o Fedora com o Gnome, cara tenho uma boa impressão. Um amigo meu, o Fl0ker, está querendo migrar.
    For Now acho que vou de ubuntu, até o dia em que eu me abusar dele. hehehee

    Sim! Tem uns screeshoots do meu desktop que eu postei no viva o linux, se liga:

    http://www.vivaolinux.com.br/screenshot/Gnome-Crying-Wolf/

    http://www.vivaolinux.com.br/screenshot/Gnome-Meryl/

  4. yarlos
    01/04/2009 às 11:34

    como faço para criar está pasta, pois sou novato no fedora, eu não tenho permissão para criar.

    grato!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. 01/04/2009 às 12:57

    Então Yarlos,

    Primeiro você precisa ter permissão para poder criar o arquivo onde ele deve ficar. Para isso, você precisa estar logado como root. Abra o terminal, você verá um cifrão e um prompt esperando que você digite algo. Então faça esse seguinte procedimento para logar como root:

    $ su
    Senha: ( aqui você digita a senha do root)
    #

    Perceba que depois que você usou o comando su e entrou com a senha, o cifrão mudou para um ‘#’. Isso quer dizer que você está logado como root nesse terminal e portanto agora tem permissão para criar o arquivo. Vá até o diretório onde você tem de criar o arquivo:

    # cd /etc/sysconfig

    (não use a #, ela já aparece.)

    Depois faça o seguinte:

    # gedit desktop

    Isso irá ao mesmo tempo criar o arquivo e prepará-lo para a edição. Daí é só adicionar a linha que diz o post e depois salvar o arquivo e fechar. É claro, você também precisa instalar o pacotes que diz o post… 🙂

    Depois que terminar de fazer tudo o que precisa como root, saia com o comando exit:

    # exit
    $

    Aí ele volta ao seu usuário normal e aparece o cifrão ao invés de ‘#’.

  6. yarlos
    03/04/2009 às 11:03

    Grato !!!!!!!!!!!!!!!

    Funcionou….

    agora vc poderia me ajudar em outra coisa, do tipo todo tema que tenta instalar da que o tal motor de temas GTK não tá instalado ai mandar instalar e dar erro, o fazer uma tutorial desse tipo…

    Abraço.

  7. 04/08/2009 às 18:53

    ElderMarco , executei tudo que mencionou acima , mas no Fedora 11 Leonidas ao startar o computador Tema do KDM para o Fedora 10, Cambridge é apresentado coloco meu usuario e senha e apenas um terminal e apresentado no canto direito da tela , só consigo subir meu fedora 11 quando comento a linha que mencionou DISPLAYMANAGER=”KDE” e restarto … podem me ajudar neste caso ??

  8. 05/08/2009 às 12:41

    @Carlos O Tema pode ser modificado via KDE, no painel de configurações. No entanto, você tem certeza que está tudo OK com o kdm instalado no seu sistema?
    Veja se esse pacote está instalado:

    $ rpm -q kdm

    A tela de login que deveria aparecer é algo personalizado para o Fedora 11. Você selecionou sua sessão normalmente? Se for o caso, assim que aparecer o terminal, veja se não houve um erro ao iniciar a sessão dentro do arquivo ~/.xsession-errors.
    Pode ser que tenha algo útil nesse arquivo.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

